Começa hoje o julgamento envolvendo os acusados da suposta morte de Elisa Samudio. O caso tem peculiaridades difíceis, como o “não aparecimento” do corpo e envolve o ex-goleiro Bruno do Time de maior torcida no Brasil, o Flamengo. A cobertura midiática é estrondosa, mas manteremos a postura que nos consagrou.


Magical Snap - 2012.11.19 09.58 - 001

brunoAtendendo a pedidos de mais 79.000 (setenta e nove mil) e-mails, o REVISTADAINTERNET vai cobrir o julgamento em tempo real com as características consagradas que nos tornou a fonte de notícia de maior credibilidade no país assim como nos tornou o Blog mais acessado do mesmo.

Formação da equipe de cobertura:

Sob a Supervisão Geral de Rômulo soares Albuquerque, advogado formado pela UNIFOR, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, Pós Graduado pela USP- Universidade de são Paulo, com Doutorado e mestrado realizado e na Harvard University (Universidade De Harvard), e mais quatro grandes nomes:
Marco Aurélio Nunes – advogado criminalista especialista em tribunal do Júri.
Renato Bittencurt Ferraz – Promotor de justiça de são Paulo
Ricardo Alves Veiga Neto- Juiz Natural, presidente de centenas de julgamentos efetuados pelo Tribunal do Júri.
Jurista brasileiro de projeção nacional nome mantido em reserva para podermos ter maior isenção das análises
OBS:o nome de Luiz Flávio Gomes foi vetado por Rômulo Soares Albuquerque, que apesar de considera-lo um dos maiores do país, tem comentários e cobertura sensacionalista, o que vai de encontro com os princípios norteadores do REVISDAINENT).
Proposta da cobertura efetuada pelo Blog:
1- Informar a população de forma isenta, sem sensacionalismos ou manipulação.
2- Fazer com que a população passe a entender melhor o Tribunal do Júri.
3- Proporcionar o crescimento individual e coletivo de nossos leitores, fortalecendo princípios inerentes ao direito, e a própria conduta humana.
Bem, sou Rômulo Albuquerque, e antes de adentrar especificamente no júri de Elisa Samúdio, quero passar a vocês algumas noções básicas desse tipo de julgamento. Vamos lá…? Lembro que você pode interagir a todo instante escrevendo para o revistadainternet@hotmail.com solicitando explicações, tirando dúvidas , fazendo questionamentos sobre o que bem entender e claro, expressar-se.
Mas, será que todos sabem o que é necessário para que um julgamento se dê pelo júri (pelo povo sem formação acadêmica jurídica)?
No Brasil poucos crimes são julgados pelo Tribunal do júri.
Os crimes julgados pelo Tribunal do Júri no Brasil são os crimes dolosos contra a vida:
1) homicídio ;
2) Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio;
3) Infanticídio;
4) Aborto.
Observando que a aplicação da pena é dada pelo Magistrado, de acordo com os requisitos estabelecidos no Código Penal. Aos jurados cabem a votação dos quesitos pertinentes.
Cabe salientar à população que o latrocínio, não é julgado pelo Tribunal do Júri, uma vez que, o mesmo é um crime contra o patrimônio. O crime de latrocínio será julgado pela Justiça Comum, por um juiz de direito.
Em que consiste o Crime de latrocínio?
Consiste no crime de roubo qualificado pelo resultado morte. O latrocínio exige dolo na conduta antecedente, qual seja, o roubo, e dolo ou culpa na conduta subsequente, qual seja, a morte. É considerado crime hediondo de acordo com o artigo 1º, inciso II, da Lei nº 8.072/90. Assim, se da violência empregada no crime de roubo resulta a morte da vítima, estará configurado o crime de latrocínio, punido com reclusão de vinte a trinta anos, sem prejuízo da multa.
O breve que o intuito de quem praticou o crime não foi tirar a vida de outrem, mas rouba-lo. Porém ao cometer esse crime, ele concorreu para a morte da vítima. Assim, que fique claro que os crimes que podem ser julgados pelo tribunal do júri são os crimes dolosos contra a vida.
Em que consiste o crime doloso?

O crime doloso, também chamado de crime ou dano comissivo ou intencional, é aquele em que o agente prevê o resultado lesivo de sua conduta e, mesmo assim, leva-a adiante, produzindo o resultado.

Classifica-se em direto, quando há a previsão do resultado lesivo mais a vontade livre e consciente de produzi-lo, e indireto, quando há a previsão do resultado lesivo mais a aceitação de sua ocorrência.

Exemplo: matar alguém querendo e desejando o resultado morte. Vale lembrar que pode-se matar alguém por culpa, porém, os crimes por culpa (negligencia, imperícia ou imprudência) não são da alçada do tribunal do júri.
Exemplo de “matar alguém por culpa”.
Um enfermeiro não observa com o devido cuidado a medicação a ser aplicada a um paciente com diabete, e aplica nesse doente uma injeção de glicose (açúcar). Isso é culpa. Na cabeça do agente (quem praticou o ato) ele não pensava em hipótese alguma em matar outra pessoa. Faltou a ele cuidado, atenção na leitura do medicamento a ser aplicado.
Bem, na medida em que forem acontecendo os atos do julgamento, passaremos vasto conteúdo informativo. Vamos agora saber o que está acontecendo nesse momento, direto de contagem, cidade do Estado de minas gerais, onde haverá o julgamento acima mencionado.

O júri está atrasado porque a juíza determinou que o mesmo se iniciasse somente quando todos estivessem chegado ( ela se refere aqui, a presença de testemunhas que devem ser ouvidas hoje). Os acusados já estão presentes. Os advogados e a promotoria se preparam. O clima é de ansiedade e tensão. A possibilidade da defesa de Bruno mostrar evidências de que Elisa Samúdio estaria viva, é de uma importância inenarrável, pois não se pode ter julgamento efetuado por acusações, dentre outras de homicídio sem que a vítima esteja morta. Se provado que Elisa Samúdio está viva, o tribunal do júri acaba imediatamente independentemente de qualquer coisa.

Anúncios

Sobre revistadainternet

Sou Rômulo Soares Albuquerque, nascido em 02 de Março de 1976, formado em Direito desde 1999, com inscrição da OAB-CE sob o número: 13.414 residente e domiciliado em Fortaleza-Ce. E-mail pessoal: romuloalbuquerque.adv@msn.com

Publicado em 19 de novembro de 2012, em Beleza, mulher ,cabelo, liso perfeito,, tecnologia, sexo, hacker, novidades, google, microsoft, apple, ipod, tablet, ipada, sensação, fere, freeware, msn messenger, msn, g-talk, google maps, facebook, orkut, menssengers, qual a melhor esc, tribunal do júri, júri de elisa samudio, contagem minas gerais, goleiro bruno flamengo, homicidio elisa samudio e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s