Literalmente empatadas no IBOPE, SBT e REDE RECORD travam disputa por cada décimo no IBOPE!


20120810-234841.jpg

20120810-234902.jpg

Jamais observou-se uma disputa tão acirrada pela audiência como se está a ver nessa verdadeira guerra travada entre SBT X RECORD. Tido por muitos como acabado, ultrapassado, Sílvio Santos segue como maior ícone da emissora, indubitavelmente um dos maiores nomes da televisão de todos os tempos, capaz, literalmente, de renascer das cinzas. Mas, analisando de forma mais aprofundada pode-se atestar sobre os fatos e acontecimentos que envolvem as duas emissoras no momento.

1- Existem reais motivos para o desespero do Bispo Macedo. Para quem buscava fazer frente à Globo, ter que rezar bastante para superar o SBT, que mostra uma força incrível e uma energia contagiante por parte de seus espectadores, não vai ser fácil. Vale ressaltar que a RECORD pagou rios de dinheiro pela exclusividade na TV aberta nas transmissões dos Jogos Olímpicos, que muita gente, sequer sabe que estão acontecendo.
2- Incorre em erros quando a Emissora do Bispo supracitado produz matérias por encomenda. Ora, quando a Record chegou preparada e articulada para assumir a segunda posição, distanciando-se inclusive do SBT, não houvera nada no Jornalismo da Emissora contra o IBOPE o o Presidente da instituição. Agora, em situação adversa, usar o Jornalismo da Emissora em prol de se beneficiar, simboliza um suicídio, pois a população não é tão boba quanto aparenta. Ou será que é? Pergunta-se: como falar em credibilidade de Jornalistas, produtores ou apresentadores redatores de Jornais? Parece não ter sido à toa que Ana Paula Padrão, logo no início das Olimpíadas, referiu-se como sendo da Globo. Quiçá envergonhada com o que pode está sendo obrigada a coadunar.
3- Incorre novamente em erro quando a emissora divulga notas oficiais afirmando ser a segunda colocada em audiência no Brasil. A Globo não precisa, por exemplo, sair alardeando que é líder absoluta de audiência. Ou existe alguém que duvide? Segundo a Psicologia ao se dizer algo de forma repetitiva, não se está querendo enganar aos outros, mas a si mesmo.

Bem, mas apesar de tudo, analisado o contexto, observa-se nitidamente o fator que está a influir nessa disputa por pontos no IBOPE. -Qual o fator? – A velha teledramaturgia. A Record não conseguiu emplacar nenhuma de suas novelas, O máscara e Rebeldes ( que a cada dia vem se desgastando e perdendo público) enquanto o SBT acertou em cheio ao fazer a versão nacional de Carrossel. Os índices são expressivos para quem não costumava ter bons índices em novelas. Destarte, pode-se afirmar que o principal fator nessa mudança brusca, colocando a REDE RECORD e o SBT empatados na audiência, com uma tendência, pelo menos a curto prazo, do SBT superar a REDE RECORD, deve-se às novelas, que antes foram responsáveis por alavancar a audiência da Rede Record. Parece que o brasileiro ama novelas. O faturamento Global, assim como sua supremacia é focada em super-produções, com os melhores atores de teatro e da TV, assim como uma mega estrutura de produção. Em fim, novela é exibida de segunda à Sábado ( grande maioria) assim, da emissoras em disputa direta por cada décimo de audiência, que conseguir consolidar fortemente dois horários na TV, com duas novelas tendo uma audiência expressiva sobre a concorrente, pelo menos nesse momento se consolida empesgando lugar. (lembrem-se que o SBT tem forte apenas uma, Carrossel, que mantém além do dobro de audiência da rival quando está no ar. Falta um segundo horário expressivo, que seja de apresentação diária.
A Rede Record tem um gasto anual infinitamente maior que o SBT. Dispõe de mais recursos financeiros, mas parece que, mesmo investindo em grandes nomes, esses diminuem de tamanho ao entrarem no ” CACHE” da emissora. Basta se observar a contratação de GUGU ( Augusto Liberato). No SBT era, incontestavelmente, o sucessor de Sílvio. Aliás, sua saída da emissora foi que propiciou Sílvio manter-se mais tempo no AR. Outros nomes, não fizeram esforço algum para lá permanecerem, como é o caso de Eliana. Mas essas são apenas menções, indicando o início do quadro: ” Em Busca Da Verdade Real” que estréia com esse primeiro desafio: encontrar as razões e os motivos que levaram a emissora do Bispo Edir Macedo a sair de um confortável segundo lugar, e espernear com reportagens duvidosas, buscando atingir o instituto que aponta para sua queda de audiência. Observaremos denúncias, buscando averiguar verdades sem sensacionalismo e compreender se a proximidade única da emissora com a religião não pode está sendo um dos fatores, pois à medida que produz fanáticos, segmentos diversos, que a priori seriam neutros, passam a se colocar contra a emissora e consequentemente contra o pensamento religioso que ela defende.

O “Revista Da Internet” estará apresentando, mais de 20 novas coberturas, o ” Em Busca Da Verdade Real” é a primeira delas que é a todos apresentada. Acompanharemos de perto essa guerra pela audiência. Ao nosso ver, as denúncias contra o Presidente do IBOPE mostra o exato momento que a emissora perde o controle, expondo sua fragilidade, o que apenas fortalece o opositor, no caso, não a Rede Globo, que descansa tranqüila com o triplo de audiência da segunda cocada, mas o SBT, que mesmo com as Olimpíadas vem se mantendo, até agora, no mês de Agosto à frente na audiência.

Sob o aspecto Juríco-Legal, a Rede Record não pode nem deve usar de uma concessão pública, que é todo e qualquer canal de TV, para de forma ilícita ou questionável beneficiar-se. A liberdade de Imprensa não abrange ilicitudes e essas devem ser analisadas. Não se pode ser refém do medo e do terrorismo. A sociedade, as pessoas merecem respeito, não devendo jamais ser feito uso de concessões públicas de forma a manipular resultados, pressionar institutos ou obter qualquer vantagem ilícita. Pelo apurado até aqui, o SBT reestruturou-se, fez um trabalho de marketing junto à internet bem superior ao da Record. O Presente é a Internet, e ambas, tanto SBT quanto RECORD sabem muito pouco explora-lá. Vamos esperar os próximos acontecimentos.

revistadainternet.wordpress.com O Lugar Onde Você Encontra De Tudo Na Net!

Anúncios

Sobre revistadainternet

Sou Rômulo Soares Albuquerque, nascido em 02 de Março de 1976, formado em Direito desde 1999, com inscrição da OAB-CE sob o número: 13.414 residente e domiciliado em Fortaleza-Ce. E-mail pessoal: romuloalbuquerque.adv@msn.com

Publicado em 11 de agosto de 2012, em audiência, AVON, beleza, cabelos, cabelos loiros, escova inteligente, escovas, internet, Lazer, Tv e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s